Retificação cilíndrica interna

O processo de retificação cilíndrica interna é principalmente utilizado para refinar superfícies funcionais internas. Diversas aplicações diferentes têm sido desenvolvidas para este processo ao longo das últimas décadas. À medida que o diâmetro externo dos rebolos utilizados é severamente limitado pelo diâmetro interno da área de retificação, a duração do rebolo é um dos critérios mais importantes para a avaliação económica do respectivo processo.

Tipos de grãos mais resistentes ao desgaste são predominantemente selecionados para o processo de retificação cilíndrica interna

Estes incluem nitreto cúbico de boro (CBN), óxido de alumínio sinterizado e diversos outros óxidos de alumínio. Ligações vitrificadas e tamanhos de grãos que variam entre 54 e 180 são utilizados com mais frequência neste processo. As ligações de resina são utilizadas se são necessários valores de acabamento de superfície mais finos (por exemplo, Rz <3 mm). Grau de dureza do rebolo entre H e L é normalmente selecionado como padrão.