A história do ATLANTIC

Clique através da emocionante e movimentada história corporativa da ATLANTIC. Desde antes da fundação da empresa em 1920 até ao seu 100º aniversário em 2020.

A emocionante e movimentada história da Atlantic GmbH

1920 – Fundação da empresa pelo Dr. Otto Goertz e Walter Guilleaume

Depois de experimentar um desenvolvimento saudável graças à divisão de rebolos, é feita uma decisão para estabelecer uma nova empresa, inteiramente dedicada à fabricação de rebolos cerâmicos. O documento de fundação é assinado em 20 de Abril de 1920, uma seção inteira do Franz Ant. A fábrica Mehlem é terceirizada e mudou-se para o outro lado de Reno, em Bonn Beuel. A empresa recém-fundada de rebolos é doravante conhecida como "Guilleaume-Werk - Dr. O. Goertz und W. Guilleaume".

A planta de produção original de Franz Anton Mehlem é vendida a Villeroy & Boch em 1 de Junho 1920 e bem desenvolvida inicialmente. Com o início da crise econômica global, a demanda de cerâmica e porcelana da fábrica diminui significativamente e a fábrica não verá o fim da crise econômica em 1929.

1932 – Aquisição e proteção internacional da marca Atlantic

A marca "ATLANTIC" tem sido protegida pela empresa "Schuchardt & Schütte" desde 1921.

A marca é utilizada com frequência, especialmente para as vendas internacionais.

O nome da marca foi adotado em 1931 e, posteriormente, protegido em uma base internacional em todos os principais países. O que é particularmente interessante é o documento de registo internacional em Berna, datado de 1932.

1952 – Esquema de sugestões da empresa

Quase simultaneamente com o papel, e bastante incomum para a época, um esquema de sugestões da empresa é introduzido para considerar sugestões dos funcionários sobre formas de melhorar o bem-estar da empresa de modo eficiente e não burocrático. Estas sugestões são verificadas e, se for o caso, financeiramente recompensadas. O envolvimento pessoal e a responsabilidade são incentivados por meio desta medida.

1956 – Estabelecimento de produção de pedras abrasivas

A unidade de produção de pedras abrasivas é estabelecida tanto para abrasão de longo curso e curto curso (acabamento). Isso envolve a produção de blocos, que são fabricados para o tamanho de uma operação final de usinagem ou individualmente sob medida para cada cliente com ferramentas diamantadas (serrar).

A fim de evitar a gravitação dos diamantes a 750°C, sob a influência de oxigénio, uma mudança é feita para retificação em um processo por via húmida, ou seja, de arrefecimento com água. Isto é muito incomum também para a época e representa uma inovação técnica. Este tipo de diamante protegido permite o corte e retificação precisa.

1961 – Produção de mangas / taças abrasivas

A ATLANTIC torna-se o líder de mercado em abrasão e acabamento. A produção de taças de abrasão para acabamento de superfícies esféricas e planas é iniciada. Uma tecnologia de fabricação inovadora determina o processo de produção.

Procedimentos especiais para a produção de títulos e conhecimento consolidado na prensagem e endurecimento das ferramentas de acabamento garantiram uma posição de destaque à ATLANTIC no setor de acabamento.

1985 – Rebolos ligados de resina sintética

Os rebolos ligados de resina sintética são fabricados pela ATLANTIC desde 1950. No entanto, houve uma melhoria significativa em 1985 na qualidade da ligação de resina sintética.

Rebolos são desenvolvidos no setor de resina sintética que, apesar de diferentes camadas de composição, são pressionados como uma entidade homogênea. É necessária uma coordenação exata das diferentes composições, a fim de assegurar um rebolo com propriedades fisicamente uniformes apesar das suas diferentes camadas.

1991 – Rebolos ligados de resina epóxi

O ano de 1991 viu o início do uso de resinas epóxi além das resinas fenólicas, que são normalmente utilizadas no sector de resina sintética. A razão para estabelecer esta divisão de resinas foi o desejo de encontrar um equivalente para os muito específicos rebolos de borracha aderente e rodas de controle utilizadas no setor de retificação sem centro.

As vantagens oferecidas pelas resinas epóxi, em comparação com a borracha, incluem uma maior compatibilidade ambiental tanto em termos de produção quanto para uso subsequente.

1996 – DIN ISO – Qualidade certificada

De acordo com os nossos princípios, que foram desenvolvidos pela ATLANTIC GmbH em 1995, nós lançamos as bases para o nosso sistema de gestão da qualidade e desenvolvemos uma organização operacional orientada para todo o processo de criação de valor.

Nosso sistema de gestão da qualidade foi inicialmente certificado de acordo com a ISO 9001 em 1996. Desenvolvimento contínuo e melhoria contínua garantiram uma certificação QM bem sucedida à norma ISO 9001:2008 válida.

2000 – DIN ISO 14001

A introdução de sistemas integrados de gestão de qualidade, proteção ambiental e segurança no trabalho, em 2000, nos conduziu à certificação de sucesso, de acordo com a ISO 14001.

Até o momento, os nossos sistemas de qualidade e de gestão ambiental integrados cumprem todos os requisitos das normas aplicáveis e consideram todas as necessidades de nossos clientes para o futuro.

2011 – Bosch Supplier Award (Prêmio de Fornecedores da Bosch)

A ATLANTIC GmbH recebeu o Prêmio de Fornecedores da Bosch na categoria "Materiais Indiretos e Serviços Logísticos". O prêmio Bosch reconhece as empresas que se apresentaram muito bem na fabricação e fornecimento de produtos ou serviços ao longo dos últimos dois anos - especialmente em termos de qualidade, preço, confiabilidade, tecnologia e melhoria contínua. "O Prêmio de Fornecedores da Bosch é destinado aos fornecedores de destaque que desempenham um papel fundamental no sucesso do Grupo Bosch e trabalham conosco no desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo dos nossos produtos e processos de fabricação", disse Franz Fehrenbach, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, na cerimónia de apresentação, dia 19 de Julho de 2011, em Alte Reithalle, Stuttgart.

A Bosch confere o prêmio de fornecedor global a cada dois anos. Esta é a 12ª vez que foi apresentado desde 1987. Não houve premiação em 2009 devido à crise financeira e económica global. O prémio foi atribuído a um total de 60 fornecedores de 14 países, em uma das sete categorias.